Redação - O terror dos vestibulandos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Entre o fim de um ano e o início de outro, faculdades e universidades de todo o país promovem seus vestibulares, assim como o Ministério da Educação executa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - um modelo parecido com o vestibular tradicional.

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante que concluiu a escola regular. É utilizado como critério de seleção para os que desejam concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de atualmente servir de critério de seleção para o ingresso no ensino superior por cerca de 500 universidades.

É o momento de disputar uma vaga nos mais diversos cursos disponibilizados nas três grandes áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

Image

A contenda requer muito estudo e muita preparação, além do domínio do processo de elaboração textual. Redigir um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, acerca de um tema “surpresa” e fazê-lo de forma coesa e coerente, organizada, embasada e argumentada, segundo determinado ponto de vista, torna-se o terror da maioria dos candidatos.

Dominar uma técnica estrutural em favor de um desenvolvimento claro das ideias é vital. Isso me faz lembrar o livro Técnicas Básicas de Redação, de Branca Granatic, mais precisamente a unidade em que a autora dedica à dissertação. Especificamente no capítulo VIII da unidade em questão, Granatic propõe o esquema básico da dissertação, fornecendo sete diferentes mecanismos contributivos para a sua elaboração. Nos demais capítulos, ela aborda outras questões correlatas, como diferença entre tema e título, abordagem de temas polêmicos, predominância crítica na dissertação etc. Durante o ensinamento dessa modalidade de composição, também elenca o que não se deve fazer em uma dissertação, levantando os pontos que “fazem cair por terra seus esforços para construir uma redação adequada” - palavras da autora.

Vale a pena ler essa obra e desmistificar de uma vez por todas o mistério da redação como solicitação mais sofisticada, comum nos exames vestibulares.

Image

Nanci Aparecida de Almeida

Mestre em Linguística Aplicada